Postagem em destaque

O Que é Fisioterapia Dermato-Funcional?

Normalmente quando se fala em Fisioterapia, automaticamente as pessoas pensam em uma atividade relacionada a tratamentos ortopédicos, pós...

terça-feira, 1 de março de 2016

CELULITE

Essa é a grande vilã feminina, que abala a autoestima, desestimula usar roupas mais curtas e faz com que as mulheres mundo a fora gastem tubos de dinheiro com os cremes que prometem milagres.  Mas qual mulher não se assustou ao ver surgindo seus primeiros furinhos? Mas o que é? Como surge? Tem tratamento?
A Celulite de origem estética se denomina na realidade de “Fibro Edema Gelóide” (FEG), enquanto que a verdadeira Celulite (infecciosa) corresponde a uma infeção bacteriana do tecido celular subcutâneo. Portanto, passarei aqui a designar de FEG o transtorno estético.
A FEG resulta numa desordem do tecido subcutâneo levando a formação de cordões fibrosos que repuxam a pele, e com isso ocasiona depressões na pele, os indesejáveis “furinhos”, que formam o aspecto de “casca de laranja”. Não está relacionada ao excesso de peso, pois até mesmo as magrinhas também apresentam a FEG.
O aparecimento da FEG está relacionado a várias causas, entre as principais está na presença do hormônio sexual feminino, o estrogênio, que é o principal responsável pela retenção de líquidos, a herança genética, sedentarismo, má alimentação, baixa ingestão de líquido, má circulação, fumo, desordem hormonal, pílula anticoncepcional, etnia (principalmente caucasianos e descendentes), entre outras.
E quando pensamos em tratamento, a primeira coisa a se fazer é mudar o hábito alimentar e verificar que outros fatores tem contribuído para a formação da FEG, por exemplo, é fumante? Pare de fumar. E a partir daí passe a ter uma melhor qualidade de vida, inserindo atividades físicas e tratamentos estéticos com profissionais qualificados. Mas, antes deixe eu tirar uma dúvida: “não existem cremes milagrosos para tratar a FEG”, o que existe é uma indústria ávida por dinheiro. E quanto aos tratamentos estéticos, funcionam? Quando bem avaliada por profissional capacitado o mesmo tem como propor as chamadas “terapias combinadas” que é a soma de dois ou mais tratamentos para melhorar e reorganizar o tecido comprometido, obtendo resultados satisfatórios, entretanto que fique bem claro, a FEG não tem cura, tem tratamento, por isso é importante para quem tem FEG fazer manutenção (de acordo com a orientação profissional), manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.