Postagem em destaque

O Que é Fisioterapia Dermato-Funcional?

Normalmente quando se fala em Fisioterapia, automaticamente as pessoas pensam em uma atividade relacionada a tratamentos ortopédicos, pós...

terça-feira, 1 de março de 2016

Estrias tem cura?


Antes de responder a essa pergunta, vamos entender primeiro o que é uma estria. A estria é uma “cicatriz” que surge após a pele ter sido esticada para além de sua elasticidade natural, e se dá devido ao rompimento das fibras colágenas e elásticas que compõem nossa pele. Quando as fibras se rompem formam depressões na pele devido a diminuição de espessura da derme e epiderme, algumas são tão profundas que falamos que houve perda de continuidade da pele.
As estrias normalmente podem surgir a partir da adolescência, no chamado estirão de crescimento, durante a gravidez, aumento de peso, uso de anabolizantes, uso de corticóides por tempo prolongado, colocação de prótese mamária, grande hipertrofia muscular, alterações hormonais e por fatores genéticos e podem ocorrer tanto em mulheres como em homens, sendo em mulheres a maior prevalência. As regiões de maior ocorrência são: abdômen, flancos, mamas, glúteos, região superior da anterior de coxa, interna de coxa, braços,ombros, joelho e região lombar.
A coloração é um fator importante a se considerar durante a avaliação, pois sua cor determinará o tipo de tratamento a ser adotado. Existem as estrias róseas, brancas e castanhas. As róseas são mais recentes, as brancas mais antigas e as castanhas decorrem de uma hiperpigmentação. As róseas por serem mais recentes tem excelente prognóstico de tratamento, as brancas vão depender muito do quanto de  perda de continuidade da pele ocorreu e as castanhas além de dependerem da perda de continuidade, vai necessitar clarear primeiro, caso contrário o aspecto pode piorar.
Algumas pessoas acham que por elas terem se coçado acabou provocando o aparecimento da estria, mas não é verdade, a estria quando começa a se formar ela coça, então a pessoa coçando ou não a estria surgirá do mesmo jeito. E outra inverdade, são os famosos cremes anti-estrias, eles não resolvem. Não tem como um creme impedir o estiramento da pele. A hidratação tem de ser de dentro para fora, ou seja, beber bastante líquido, essa é a hidratação ideal e mesmo assim vai depender da genética.
Bem, quanto a resposta ao tema dessa matéria, é NÃO, não tem cura, lembrando que a estria é uma cicatriz, se fosse assim existiria uma técnica de retirada de cicatrizes pós cirurgias. Mas não desanime, dependendo do aspecto e da profundidade da estria tem tratamento e com resultados que variam de 80 a 90%. E acreditem, são excelentes resultados, os pacientes se sentem mais confiantes e com melhor auto estima. O resultado, entretanto vai depender da genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual, pois são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento.
Cabe lembrar que, todo tratamento necessita de disciplina, então o paciente precisa seguir as recomendações, do tipo: controlar o peso, beber bastante água, ter uma alimentação balanceada com qualidade, não se expor excessivamente ao sol, usar protetor solar e não negar informações na hora da avaliação.
No mais, e só partir para avaliação com profissional qualificado, para determinar qual melhor tratamento e orientações a serem seguidas. Os tratamentos existentes são: Carboxiterapia, Peeling e Laser. Mas só o profissional pode determinar qual o mais indicado de acordo com a avaliação prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.