Postagem em destaque

O Que é Fisioterapia Dermato-Funcional?

Normalmente quando se fala em Fisioterapia, automaticamente as pessoas pensam em uma atividade relacionada a tratamentos ortopédicos, pós...

terça-feira, 1 de março de 2016

Vou fazer uma Lipoaspiração e depois?

É sabido que muitas mulheres e também alguns homens (sim homens, eles também fazem tratamentos estéticos e está aumentando a procura cada vez mais), têm o sonho de fazer uma Lipoaspiração, mas essas mesmas pessoas em sua maioria pensam que é somente se submeter ao processo cirúrgico, se recuperar em alguns dias e abracadabra “já estou pronta/o para ir à academia, correr, dançar ou curtir uma praia”. Sinto muito informar, mas não é bem assim que funciona, muito pelo contrário, o processo de recuperação exige muitos cuidados, disciplina,responsabilidade e uso contínuo de cintas específicas de acordo com a cirurgia,  pois o que vem depois da cirurgia é o que vai definitivamente ser o responsável pelo sucesso e satisfação pelo sonho tão almejado de ter um corpo perfeitamente esculpido.
Na cirurgia de Lipoaspiração são usadas cânulas de aço cirúrgico para a aspiração de gordura e o procedimento é muito traumático para os tecidos envolvidos, e então nosso organismo para se proteger começa em alguns dias a produzir as temíveis FIBROSES. É uma proteção, pois nosso organismo entende que houve uma agressão e tenta substituir a saída do tecido gorduroso por um colágeno desordenado, fibroso e em forma de cordões e nódulos fibróticos (duros e dolorosos) e esteticamente é horrível (vide foto a seguir).

Feita então a cirurgia, o paciente deve ser orientado a procurar um Profissional Fisioterapeuta Dermato-Funcional, para fazer as sessões de Pós-operatório (P.O.), que ao contrário do que muitos pensam não é realizada somente com Drenagem Linfática Manual (DLM), muito pelo contrário, se for realizado somente com DLM corre o risco de em quase 90% de ficar com as temíveis fibroses. O Tratamento de Pós- operatório compreende técnicas manuais INDOLORES, para realinhar o colágeno, uso de Ultrassom estético para redução do processo inflamatório e “amolecimento” da fibrose, e por fim (na mesma sessão) a DLM, que tem por finalidade única, a redução do edema (inchaço) provocado pela lesão traumática. A quantidade de sessões normalmente são 10, desde que o paciente como foi dito no início, seja disciplinado e siga as orientações profissionais.
Embora o tema em questão seja Pós-operatório na Lipoaspiração, é importante lembrar que, esta técnica também é e deve ser utilizada em procedimentos estéticos tais como: HLPA, abdominoplastia, mamoplastia redutora, mamoplastia de aumento (Prótese de silicone), cirurgia plástica facial, cesariana e outras.  Pois não somente estão envolvidas as fibroses, mas recuperação de cicatrizes, sensibilidade, eliminação de aderências e outras intercorrências comuns às cirurgias de modo geral.
Sabendo agora a importância do Pós-operatório, é só procurar um Profissional qualificado, curtir a nova silhueta e cuidar-se de maneira saudável para que os resultados perdurem por muitos e muitos anos e quem sabe até para todo o sempre, só depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.